Como Fazer um Caldo de Mocotó Grosso: Aquele Conforto Quentinho que a Gente Ama!
E aí, galera! Tá afim de um prato bem quentinho e reconfortante pra aquecer esses dias frios? Então bora aprender a fazer um caldo de mocotó de lamber os beiços! Essa receita é de família, viu? Minha vó que me ensinou e eu garanto que todo mundo que prova se apaixona.
Caldo de mocotó: um clássico da culinária brasileira que, além de saboroso, é super nutritivo. Rico em colágeno, ele ajuda a fortalecer ossos, articulações e a pele. E pra quem não sabe, o mocotó é a pata dianteira do boi, rica em cartilagem e tendões.
Preparado para colocar a mão na massa? Então pega papel e caneta pra anotar essa delícia!
Ingredientes:
- 2 kg de mocotó
- 3 litros de água
- 2 cebolas médias picadas
- 4 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 xícara de cheiro-verde picado
- 1 folha de louro
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Batata, cenoura e outros legumes a gosto (opcional)
Modo de Preparo:
1. Limpeza do Mocotó:
- Lave bem o mocotó em água corrente, removendo todas as impurezas.
- Retire a gordura externa e as partes mais duras.
- Escalde o mocotó em água fervente por alguns minutos para retirar o excesso de gordura.
2. Refogando o Sabor:
- Em uma panela de pressão grande, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar levemente.
- Adicione o mocotó, a folha de louro, sal e pimenta do reino a gosto.
3. Cozimento Perfeito:
- Cubra com água e leve à pressão por cerca de 3 horas ou até a carne ficar macia.
- Dica: Para um caldo mais saboroso, adicione legumes como batata, cenoura e mandioca na última hora de cozimento.
4. Creme Delicioso:
- Retire o mocotó da panela e desfie a carne.
- Reserve um pouco do caldo para ajustar o tempero.
- No liquidificador, bata uma parte do caldo com a carne desfiada até obter um creme homogêneo.
- Retorne o creme para a panela com o restante do caldo.
5. Finalizando com Sabor:
- Acerte o sal e a pimenta do reino.
- Adicione o cheiro-verde picado e sirva imediatamente.
Dica: Para um toque especial, sirva o caldo de mocotó com arroz branco, farofa ou pão francês.
Dica para engrossar o caldo:
Mas você deve está se perguntado! Mas como engrossar o caldo de mocotó? Para engrossar o caldo é fácil e pode ser feito de forma prática. Vou te ensinar algumas dicas infalíveis para deixar seu caldo mais encorpado e ainda mais delicioso.
1. Gelatina do Mocotó: Um dos segredos para engrossar o caldo é aproveitar a gelatina que se forma durante o cozimento do mocotó. Essa gelatina é rica em colágeno, que quando incorporada ao caldo, dará a ele uma textura mais grossa e cremosa. Para isso, basta retirar a gelatina da panela de pressão após cozinhar o mocotó e adicioná-la ao refogado dos temperos.
2. Amido de Milho: Outra maneira prática de engrossar o caldo é utilizando amido de milho. Para isso, dissolva uma ou duas colheres de sopa de amido de milho em um pouco de água fria ou caldo do próprio mocotó. Mexa bem até obter uma mistura homogênea e adicione-a lentamente ao caldo, mexendo constantemente. Deixe cozinhar por alguns minutos para que o amido de milho atinja sua plena espessura.
3. Mandioca ou Batata: Se você preferir um caldo mais natural, pode optar por engrossá-lo com mandioca ou batata. Basta cozinhar pedaços de mandioca ou batata junto com o mocotó e, ao final do cozimento, amassá-los ou batê-los no liquidificador para incorporar ao caldo. Esses ingredientes naturais conferirão uma consistência mais densa ao prato.
4. Caldo do Feijão: Uma alternativa criativa é utilizar o caldo do feijão para engrossar o caldo de mocotó. O caldo do feijão já possui uma textura espessa e adicionará sabor extra à sua receita. Basta reservar o caldo do feijão cozido e acrescentá-lo ao caldo de mocotó durante o preparo. Isso dará um toque especial ao prato.
5. Farinha de Mandioca: A farinha de mandioca é um ingrediente tradicional usado para engrossar caldos e sopas. Para utilizá-la, dissolva um pouco de farinha de mandioca em água e adicione à panela com o caldo de mocotó. Mexa bem para evitar a formação de grumos e deixe cozinhar por alguns minutos até alcançar a espessura desejada.
Agora que você tem várias opções para engrossar seu caldo de mocotó, é só escolher a que mais te agrada e dar um toque especial ao seu prato. Lembre-se de experimentar e ajustar as quantidades conforme o seu gosto pessoal. Com essas dicas, seu caldo ficará irresistível e você vai surpreender a todos com essa delícia caseira!
O que é o caldo de mocotó e por que ele é tão especial?
Se você nunca ouviu falar do caldo de mocotó, está perdendo uma verdadeira iguaria da nossa culinária. Esse prato é “tipo” sopa espessa e substanciosa feita a partir do cozimento lento e cuidadoso do mocotó, que é a parte cartilaginosa do pé do porco e em alguns lugares do Brasil se usa o pé de boi. Pode parecer estranho para alguns, mas garanto que, quando bem preparado, o caldo de mocotó se torna uma explosão de sabores irresistíveis!
E aí, curtiu a receita? Se você fizer, me marca nas redes sociais pra eu ver o resultado!
#caldomocoto #receitafácil #comidacaseira #mocotó #receitatradicional #pratoquentinho #receitadefamília #receitacompleta #passoapasso #culináriabrasileira #comidareconfortante #receitanutritiva #colágeno #ossos #articulações #pele
Gostou da receita? Acompanhe-nos no Facebook e no Grupo WhatsApp para mais receitas diárias de todos os tipos. Aqui descomplicamos suas receitas!
Lembre-se: a culinária é uma arte, e cada um tem seu jeitinho de fazer as coisas. Sinta-se à vontade para adaptar essa receita ao seu gosto!
Um beijo e até a próxima!
Clock Original Polido Panela De Pressão Polida Original, 7l
R$ 184,99 em estoque
Características
- 7 litros.
- 3 sistemas de segurança.
- Exclusivo indicador de pressão e sistema fecha fácil.
- Cabo reforçado e asa ergonômica.
- Alumínio polido.