Como Fazer Caldo de Feijão Nordestino

PT00H00M

Fácil

Como Fazer Caldo de Feijão Nordestino
Como Fazer Caldo de Feijão Nordestino

Como Fazer Caldo de Feijão Nordestino

Aprenda a Como Fazer Caldo de Feijão Nordestino, é uma iguaria tradicional da culinária nordestina do Brasil. É uma comida reconfortante, cheia de sabor e tradição. Este prato é perfeito para os dias mais frios, mas pode ser apreciado o ano inteiro. Nesta receita, vou compartilhar com você como fazer um delicioso caldo de feijão nordestino em casa, passo a passo. Aproveite!

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de feijão carioquinha cru
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 2 sachês de Tempero Sabor do Nordeste
  • 1 cebola pequena picada
  • 1/2 xícara (chá) de carne-seca e cozida
  • 1 1/2 colher (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de pimentão verde, sem sementes, picado miúdo
  • 2 tomates pequenos, sem sementes, picados miúdo

Modo de Preparo:

1) Em uma panela de pressão, coloque o feijão, cubra com 1 litro de água e deixe cozinhar por 30 minutos após o início da fervura.

2) Em uma panela grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer.

3) Junte a cebola e refogue por 2 minutos, ou até ficar transparente.

4) Acrescente os grãos de feijão cozidos, o caldo do cozimento, 1 sachê de Tempero, o sal e 2 e meia xícaras (chá) de água (500 ml), e cozinhe com a panela semi aberta, por 10 minutos.

5) Transfira para o copo do liquidificador e bata até ficar homogêneo.

6) Coe, volte para a panela e leve ao fogo para aquecer.

7) Adicione o pimentão, o tomate, a carne-seca e o outro sachê de Tempero, e cozinhe por mais 2 minutos, ou até o tomate começar a amolecer.

8) Retire do fogo e sirva em seguida.

Dicas

  • Se você preferir uma versão vegetariana deste caldo, basta omitir as carnes e usar caldo de legumes em vez de água para cozinhar o feijão. Você ainda obterá um caldo delicioso e reconfortante.
  • O tempo de cozimento do feijão pode variar, então, certifique-se de que os grãos estejam realmente macios antes de bater o caldo.
  • A pimenta dedo-de-moça é opcional e pode ser ajustada de acordo com seu gosto pessoal. Se preferir mais picante, adicione mais pimenta; se preferir menos, omita-a.
  • A farofa é um acompanhamento tradicional para o caldo de feijão nordestino, mas você também pode servir com arroz branco ou pães caseiros.
  • Para tirar o sal a carne-seca, deixe-a de molho por pelo menos 12 horas na geladeira, trocando a água no mínimo 4 vezes.

Como podemos observar, essa receita é bem simples, basta seguir as instruções como mencionado anteriormente, que não tem erro.

Conclusão

O Caldo de Feijão Nordestino é uma delícia reconfortante que aquece o corpo e a alma. Esta receita tradicional nordestina é perfeita para reunir a família em torno da mesa e desfrutar de sabores autênticos. Siga as instruções acima para preparar um caldo de feijão nordestino que certamente será um sucesso. Não se esqueça da farofa e do limão fresco, que elevam ainda mais o sabor desse prato maravilhoso.

 

Gostou da receita? Acompanhe-nos no Facebook e no Grupo WhatsApp para mais receitas diárias de todos os tipos. É Tudo Gostoso!

 

Anúncios
Anúncios

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Picture of Mary Rodrigues

Mary Rodrigues

Olá! Eu sou a Mary, apaixonada por culinária e formada em pedagogia. Nasci em São Vicente, no litoral de São Paulo, e tenho dedicado minha vida à produção de conteúdo gastronômico para as redes sociais. Sou a mente por trás do Descomplicando Receitas, onde compartilho não apenas receitas práticas, mas também dicas de viagem e recomendações de lugares para comer e beber. Com muito amor e bom humor, meu objetivo é tornar a culinária mais acessível e divertida para todos.