Aprenda a fazer o suflê de chuchu
Oi pessoal! Hoje vamos aprender a fazer um Suflê de Chuchu super fácil, levinho e delicioso. Essa receita é perfeita pra dar aquele toque especial na sua refeição e vai surpreender todo mundo. A dica aqui é caprichar nas claras em neve e seguir o passo a passo com carinho, beleza?
Utensílios Necessários
- Tigela grande
- Panela média
- Forma para assar
- Ramequins (ou potinhos pequenos para suflê)
- Batedeira (ou batedor manual)
- Espátula
- Batedor de arame
Ingredientes
- 2 chuchus médios, descascados e picados em cubos pequenos
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 xícara de leite
- 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- Noz-moscada ralada a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 3 ovos (separe as gemas das claras)
- Um pouco de manteiga para untar os ramequins
- Farinha de rosca para polvilhar
Modo de Preparo
1. Preparando o Chuchu
Primeiro, meninas e meninos, cozinhem o chuchu até ficar macio. Não precisa exagerar – só o suficiente para que ele esteja cozido mas ainda firme. Escorra e reserve.
2. Fazendo o Creme Base
Agora, numa panela média, derreta a manteiga em fogo baixo. Depois, adicione a farinha e mexa bem até formar uma misturinha dourada, mas sem deixar queimar, ok? Isso aqui é como se fosse uma base de molho branco, só que vamos dar um toque especial. Acrescente o leite aos poucos, sempre mexendo com um batedor de arame para evitar aqueles gruminhos chatos. Mexe, mexe, até o creme engrossar um pouquinho – é rápido!
3. Temperando e Adicionando o Chuchu
Quando o creme estiver pronto, desligue o fogo e adicione sal, pimenta-do-reino e uma pitada de noz-moscada. Esse é o segredinho pra dar aquele sabor especial! Em seguida, coloque o chuchu já cozido e misture bem, garantindo que o creme envolva tudo.
4. Incorporando as Gemas e o Queijo
Deixe o creme de chuchu esfriar um pouco. Enquanto isso, unte seus ramequins com manteiga e polvilhe um pouquinho de farinha de rosca nas laterais – essa é a dica pra ajudar o suflê a crescer bem bonito. Quando o creme estiver morninho, misture as gemas e o queijo ralado. Agora, é só misturar com carinho.
5. Batendo as Claras em Neve
Aqui é onde o suflê ganha sua leveza! Bata as claras com uma pitadinha de sal até o ponto de neve – firme, mas não seco. Se tiver uma batedeira, ótimo! Se não, pode usar o braço mesmo com um batedor manual, mas capricha aí, hein?
6. Misturando as Claras com Delicadeza
Adicione 1/3 das claras ao creme de chuchu e misture bem. Depois, com a ajuda de uma espátula, vá incorporando o restante das claras com movimentos de baixo pra cima. Esse jeitinho é o que vai deixar o suflê bem leve e aerado.
7. Assando o Suflê
Distribua a massa nos ramequins, deixando um espacinho na borda pra ele crescer. Coloque os ramequins em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Dica de ouro: asse em banho-maria (coloque um pouco de água quente na assadeira) – isso ajuda o suflê a crescer bem uniforme e não ressecar.
8. Hora de Servir!
Deixe assar por uns 20-25 minutos ou até o suflê crescer e ficar douradinho. E olha só, pessoal, não abre o forno durante o cozimento, tá? Isso pode fazer o suflê murchar.
E pronto! Sirva o Suflê de Chuchu imediatamente, enquanto está quentinho e super fofinho.
Dica Final: Caprichem na apresentação e sirvam diretamente nos ramequins. Esse suflê fica incrível com uma saladinha leve ou até como acompanhamento de um prato principal.
Gostou da receita? Acompanhe-nos no Facebook e no Grupo WhatsApp para mais receitas diárias de todos os tipos. Aqui descomplicamos suas receitas!