Como fazer Manjar de Coco

120 min

Médio

Como fazer Manjar de Coco
Como fazer Manjar de Coco

Como fazer Manjar de Coco

Sobremesa clássica da cozinha brasileira e carro chef na ceia de natal , manjar nunca sai de moda. Esta receita é a básica, com creme à base de amido de milho, sem leite condensado, para um manjar mais firme.

Manjar branco é uma sobremesa, geralmente feita com leite ou creme de leite e açúcar engrossados com gelatina ou amido de milho. Ele é tipicamente aromatizado com amêndoas. No Brasil, a versão mais popular utiliza leite de coco e frutas vermelhas em calda, principalmente ameixas.

Como fazer Manjar de Coco
Como fazer Manjar de Coco

 Ingredientes

Para o creme

400 ml de leite de coco (1 ⅔ xícara);

3 xícaras (chá) de leite;

½ xícara (chá) de açúcar;

¾ de xícara (chá) de amido de milho;

óleo para untar a fôrma.

Modo de Preparo

1) Unte com uma camada fina de óleo uma fôrma redonda de furo no meio de 22 cm de diâmetro e 6,5 cm de altura (se quiser utilizar uma fôrma de outro modelo, considere o volume de 1,750 ml).

2) Numa panela média, junte o leite de coco, 2 xícaras (chá) do leite, o açúcar e misture bem com um batedor de arame. Numa tigela pequena, dissolva o amido no restante do leite.

3) Leve a panela com a mistura de leite ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e junte o leite com amido dissolvido. Mexa bem com o batedor de arame por cerca de 3 minutos, até formar um creme grosso – atenção para o ponto: o creme fica levemente marcado com o batedor de arame, não deixe engrossar demais para não ficar com grumos.

4) Desligue o fogo e transfira imediatamente o creme de coco para a fôrma untada – raspe bem o fundo da panela e nivele com uma espátula de silicone. Cubra a fôrma com filme, em contato com o manjar – isso evita a formação de uma película grossa na base do doce. Deixe amornar em temperatura ambiente antes de levar à geladeira. Enquanto isso, aproveite para preparar a calda de ameixa.

5) Assim que o manjar estiver morno, leve à geladeira para firmar por no mínimo 3 horas. Se preferir, prepare o manjar no dia anterior.

6) Na hora de servir: retire a fôrma da geladeira e passe a ponta de uma faquinha na lateral para soltar o manjar (ou, com as pontas dos dedos, descole delicadamente o manjar da lateral da fôrma). Cubra a fôrma com um prato e vire de uma só vez para desenformar. Sirva a seguir com a calda de ameixa.

 

Ingredientes

Para a calda

300 g de ameixa seca;

2 ½ xícaras (chá) de água;

¾ de xícara (chá) de açúcar;

1 rama de canela.

 

Modo de Preparo

1) Numa panela pequena, misture a água com o açúcar até dissolver. Acrescente a ameixa e leve ao fogo médio.

2) Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos até formar uma calda fina e as ameixas ficarem macias. Junte a canela e deixe cozinhar por mais 5 minutos para dar sabor à calda.

3) Transfira a calda para uma tigela (ou compoteira) e deixe amornar em temperatura ambiente antes de levar à geladeira para esfriar.

Obs.: caso queira utilizar a ameixa sem caroço, após ferver deixe cozinhar por 20 minutos até formar uma calda fina e as ameixas ficarem macias. O tempo de cocção é menor porque a ameixa sem caroço tende a desmanchar mais facilmente e ficar macia mais rápido.

 

Dica do chef: Tanto o manjar como a calda de ameixa podem ser preparados com antecedência e armazenados na geladeira. Deixe para desenformar apenas no dia de servir para evitar que o manjar resseque. O manjar dura até 5 dias na geladeira.

 

Veja mais receitas de Doces e Sobremesas: Doces e Sobremesas

Gostou da receita? Acompanhe-nos no Facebook e no Grupo WhatsApp para mais receitas diárias de todos os tipos. É Tudo Gostoso!

Anúncios
Anúncios

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Picture of Mary Rodrigues

Mary Rodrigues

Olá! Eu sou a Mary, apaixonada por culinária e formada em pedagogia. Nasci em São Vicente, no litoral de São Paulo, e tenho dedicado minha vida à produção de conteúdo gastronômico para as redes sociais. Sou a mente por trás do Descomplicando Receitas, onde compartilho não apenas receitas práticas, mas também dicas de viagem e recomendações de lugares para comer e beber. Com muito amor e bom humor, meu objetivo é tornar a culinária mais acessível e divertida para todos.