Receita de Queijo de Coalho Caseiro

Fazer queijo coalho em casa é mais simples do que você imagina e permite que você desfrute do sabor fresco e autêntico deste queijo.

Ingredientes

10 litros de leite pasteurizado (em saquinhos), leite tipo “C” ou “B”; 5 ml de cloreto de cálcio; 2 ml do Coagulante Quimase (dissolvido em 3 colheres de água filtrada);

Ingredientes

1 termômetro para laticínios; 2 formas retangulares para queijo Coalho e sal na dosagem 100 gramas;

Dica:

Não utilizar leite “homogeneizado” para a fabricação de queijos, isto dificulta a formação da coalhada;

Caso utilize leite direto da fazenda, é necessário efetuar a pasteurização (vide ao final como pasteurizar o leite direto da fazenda; O ” leite em caixinha” não serve para fabricação de queijos.

Preparo

1. Depositar o leite na panela e aquecer até atingir a temperatura de 36ºC (utilize o termômetro para controlar a temperatura).

Preparo

2. Desligue o fogo antes de adicionar os ingredientes, espalhando uniformemente sobre o leite e mexendo por 1 minuto cada (o coagulante é o último).

Preparo

3. Após o coagulante, repouse o leite por 30-40 minutos. Verifique a coalhada firme e lisa; se soltar da panela, corte-a.

Preparo

4. Com o auxílio da faca, faça cortes paralelos e cruzados pela extensão da panela, numa distância de um centímetro entre um e outro corte.

Preparo

5. Após o corte, deixe em repouso por 5 minutos (observe a formação de um soro com tonalidade esverdeada, isto é um bom sinal de que tudo está correndo bem).

Preparo

6. Após o repouso, inicie a mexedura, com movimentos circulares, por toda extensão e profundidade da panela por 20 minutos.

Preparo

7. Após o tempo, aqueça sob mexedura intensa até 45ºC (cerca de 20 minutos)

Por: Mary Rodrigues - Descomplicando Receitas

Preparo

8. Desligar a chama e mexer por mais 20 a 30 minutos, até observar certa secura dos grãos (massa mais firme e seca).

Veja o modo de preparo dessa receita em nosso site é só clicar na Imagem.

Por: Mary Rodrigues - Descomplicando Receitas

Se gostou da receita, que tal se juntar ao nosso grupo no WhatsApp para mais dicas e inspiração culinária? Espero vê-lo lá!