Receita de Pão de Forma de Liquidificador
Sabe aquele pãozinho caseiro quentinho e delicioso, Mas quando surge aquela vontade de fazer um pão caseiro, imediatamente bate aquela insegurança, afinal, todos dizem que é difícil demais conseguir acertar, Mas fica tranquila(o) que iremos ensinar você a fazer essa receita de pão de forma de liquidificador, temos um jeito muito fácil de fazer essa receita e você não precisa ser um padeiro profissional para garantir um bom resultado.
Tempo de preparo: 100min
Rendimento: + ou -12 Porções (fatias finas)
Dificuldade: Fácil
Ingredientes:
3 xícaras de farinha trigo sem fermento
2 ovos inteiros
1 xícara de leite morno (250ml)
1 pacote de fermento biológico seco (10 gramas)
1/2 xícara de óleo
4 colheres de sopa açúcar
1 colher de café de sal
Modo de preparo:
1) Bata no liquidificador o óleo, o leite, o ovo, o açúcar, o sal e o fermento.
2) Em outro recipiente adicione a farinha e vá misturando aos poucos os que foram batidos no liquidificador, misturando muito bem (ficará pesada).
3) Unte uma forma de bolo inglês ou assadeira com margarina e polvilhe com farinha de trigo (recomendo que utilize uma de bolo inglês).
4) Espalhe a mistura na assadeira usando uma colher.
5) Deixe dobrar de volume (aproximadamente 30 minutos).
6) Pré-aqueça o forno em 180 graus.
7) Leve para assar até dourar.
O que pode atrapalhar o crescimento da massa:
Lugares frios: Nesse tipo de clima a massa pode demorar mais o crescimento ou até mesmo encontrar sérias dificuldades para fazê-lo, pois é necessário a presença de calor para que o fermento possa desempenhar bem seu papel.
Mas não se preocupe, não vai ficar sem o seu pão.
Existe um truque que pode te ajudar: Depois de enformar e cobrir com papel filme, adicione água a uma panela e esquente, em seguida coloque no forno o recipiente com água morna e a massa (não acenda a fogo).
Isso deixará o clima mais propício para o descanso dela.
Pouco fermento: Isso vale para quem substituiu o fermento seco pelo biológico sem, no entanto, se atentar as proporções necessárias.
Não há problema nenhum em substituir desde que coloque 3 medidas do fermento biológico para cada 1 do seco.
Colocar leite muito quente: O calor é importante, mas, em excesso, pode atrapalhar a ação do fermento. Por isso, na hora de preparar, lembre-se: leite morno não leite quente.
Não deixar descansar: A massa de pão precisa de descanso e não é possível apressar esse processo, respeite o tempo necessário, espere que ela dobre de tamanho e será mais difícil ter problemas na execução do prato.
Gostou da receita? Acompanhe-nos no Facebook e no Grupo WhatsApp para mais receitas diárias de todos os tipos. É Tudo Gostoso!