Rabada à Moda Mineira: Uma Delicinha que Derrete na Boca!
Fala, meninas e meninos! Hoje eu trouxe uma daquelas receitas que dá água na boca só de pensar: Rabada à Moda Mineira. Ah, não tem como resistir, né? A carne fica macia, desmanchando, e o caldinho encorpado com o toque do agrião é de outro mundo. Se você tá em busca de uma receita que impressiona e conforta ao mesmo tempo, essa aqui é tiro certo. E já te aviso: não é tão complicada quanto parece, viu? Fica até fácil de fazer, e o sabor… Bom, depois você me conta nos comentários!
Tá curioso pra saber como faz? Então bora lá, que eu vou te ensinar tim-tim por tim-tim. Não esqueça de anotar os ingredientes direitinho, hein!
Ingredientes
- 1,5 kg de rabada (peça para o açougueiro cortar em pedaços)
- Suco de 1 limão (para limpar a carne)
- 2 cebolas grandes picadas
- 5 dentes de alho amassados
- 3 colheres (sopa) de óleo ou azeite
- 2 tomates maduros picados, sem pele e sem sementes
- 1 folha de louro
- 1 pimenta dedo-de-moça (opcional)
- 1 ramo de agrião fresco
- 1 xícara (chá) de vinho tinto seco
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Água (suficiente para cobrir a carne)
- Salsinha e cebolinha a gosto
Modo de Preparo
- Preparando a carne: Antes de mais nada, bora deixar a rabada limpinha, né? Lava bem a carne com o suco de limão e água corrente, depois escorre. Agora é só reservar.
- Refogando o tempero: Em uma panela grande, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho até ficarem douradinhos e cheirosos. Olha só, pessoal, esse é o segredo pra dar aquele sabor marcante na rabada!
- Acrescentando a carne: Agora entra a estrela do prato: a rabada! Coloque os pedaços de carne na panela e deixe dourar por todos os lados. Isso vai ajudar a selar os sabores.
- Temperando: Adicione o tomate, a folha de louro, a pimenta dedo-de-moça (se você curtir um toque picante), sal e pimenta-do-reino. Mexa bem pra misturar os temperos.
- Deglaçando com o vinho: Agora vem o charme da receita: despeje o vinho tinto e deixe ele evaporar um pouco, uns 3 minutinhos já basta. O vinho dá uma profundidade incrível no sabor, tá ligado?
- Cozinhando devagarinho: Cubra a carne com água quente, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 2 horas. Vai mexendo de vez em quando e, se precisar, vai completando com mais água pra não secar.
- Finalizando: Quando a carne estiver bem macia, quase soltando do osso, é hora de adicionar o agrião e deixar cozinhar por mais uns 5 minutinhos, só pra ele murchar. Fala sério, o frescor do agrião faz toda a diferença, né?
- Hora de servir: Desligue o fogo e finalize com salsinha e cebolinha picadas. Tá pronto! Agora é só servir com arroz branco ou uma boa polenta cremosa. Sucesso na certa!
Olha só, pessoal, essa rabada é a cara do aconchego e do sabor de casa, né? Perfeita para um almoço em família ou para receber os amigos. E o melhor de tudo: é super fácil de fazer!
Não esqueça de anotar: essa receita é pura tradição mineira e vai conquistar o paladar de todo mundo.
Gostou da receita? Acompanhe-nos no Facebook e no Grupo WhatsApp para mais receitas diárias de todos os tipos. Aqui descomplicamos suas receitas!