Receita de Moqueca Baiana
A moqueca, muqueca ou poqueca é um cozido, geralmente de peixe, típico da culinária brasileira e da culinária angolana. No Brasil, é prato típico dos estados do Pará, da Bahia e do Espírito Santo. Pode ser preparada com peixe, mariscos, crustáceos, galinha ou ovos.
Para alguns estudiosos da gastronomia brasileira, a origem da moqueca brasileira remontaria à peixada trazida pelos portugueses, à qual os africanos teriam acrescentado ingredientes da sua tradição culinária. Contudo, é importante lembrar que os indígenas tinham, no peixe, um alimento de extrema importância, assim como a farinha de mandioca. Tal associação – peixe e farinha – conservou-se na combinação da moqueca com o pirão.
Segundo Alves Filho e Giovanni,[8] durante muitos anos, ficou adormecida, nas gavetas de um arquivo europeu, uma carta do padre Luís de Grã, datada de 1554, que é provavelmente o primeiro documento a se referir ao moquém (‘carne assada ou seca em uma grelha de varas, uma técnica de preparação indígena) e à carne moqueada. O padre Fernão de Cardim escreveu, em 1584: “Eles nos deram a cear de sua pobreza peixinhos de moquém, isto é, assados, batatas, cará, mangará e outras frutas da terra…”. Já o padre Monteiro, em carta escrita quase um século depois, em 1610, foi ainda mais longe, dando livre curso ao seu entusiasmo pela dieta indígena: “A carne de moquém, garante, se vai assando com tal têmpera, que leva vantagem a toda invenção do assado, na limpeza, na ternura e sabor”.
De toda forma, existe uma tendência, do século XVIII em diante, em ligar essas moqueadas às carnes de peixe. “Moquém” era, simplesmente, o assado envolto em folha e feito sobre a brasa ou sob a brasa. “Moquém”, em língua tupi, significa algo como “secador” para tostar a carne. Na técnica tradicional indígena, o costume era assar a carne (ou cozê-la em seu próprio suco). Conforme testemunho do naturalista alemão do século XVII George Marcgrave, os índios, envolviam, com folhas de árvores ou ervas, e cobriam com cinza quente os peixes que iriam comer. Essa maneira branda de assar ou cozer a carne em seu próprio suco se manteve.
Fonte: Wikipédia
Ingredientes – Moqueca
1 tomate em rodelas
1 cebola picada
Meio pimentão verde em rodelas
Meio pimentão vermelho em rodelas
Meio pimentão amarelo em rodelas
30 gramas de coentro picado
30 gramas de cebolinha picada
3 pimentas de cheiro picadas
3 dentes de alho picados
1 limão taiti
50 mililitros de azeite de dendê
320 mililitros de leite de coco
4 postas de robalo (4cm de altura)
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Camarões miúdos (opcional)
Ingredientes – Pirão
600 mililitros de caldo de moqueca
80 gramas de farinha de mandioca fina
Sal a gosto
Modo de Preparo – Moqueca
1) Coloque as postas de peixe em um recipiente e tempere com sal e o suco de limão. Reserve.
2) Corte o tomate, sem as sementes, e os pimentões em rodelas. Reserve.
3) Pique a cebola, o coentro, a cebolinha, o alho e a pimenta de cheiro e reserve.
4) Aqueça uma panela de barro com 2 colheres de sopa de azeite de oliva e refogue a cebola, o alho, a cebolinha e o coentro picados. Junte o peixe, previamente marinado. Por cima do peixe, faça uma camada de pimentões, tomate e a pimenta de cheiro. Adicione o azeite de dendê e coloque um pouco de sal. Tampe e deixe cozinhar até começar a sair vapor.
5) Agregue o leite de coco, aos poucos, mexendo a cada adição. Tampe novamente e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos.
6) Desligue o fogo e finalize com as ervas frescas.
Modo de Preparo – Pirão
1) Retire 600ml de caldo da moqueca e transfira para uma panela pequena e funda. Leve ao fogo até ferver, depois adicione, aos poucos, a farinha de mandioca. Não pare de mexer para não empelotar. Tire do fogo quando atingir a textura de pirão.
2) Sirva com arroz branco.
Confira outras receitas: -> Peixes ou Frutos do Mar