Bacalhau com batata

1h30min

Fácil

Bacalhau com batata ou Bacalhoada de Forno
Bacalhau com batata ou Bacalhoada de Forno

Bacalhau com batata ou Bacalhoada de Forno

Tradição no almoço de Páscoa, a bacalhoada de forno é uma receita portuguesa tradicional que os brasileiros também adoram.

Veja como fazer a tradicional receita de bacalhoada de forno, com ingredientes como batata, pimentões verde, vermelho e amarelo, cebola e azeitona preta. Ela é perfeita para ocasiões especiais e também para o almoço de domingo. Confira o passo a passo:

 

Ingredientes

1 quilo de lombo de bacalhau dessalgado

1 quilo de batatas médias, sem casca e cortadas em rodelas finas

3 cebolas cortadas em rodelas finas

1 pimentão verde, sem o miolo, cortado em rodelas finas

1 pimentão vermelho, sem o miolo, cortado em rodelas finas

1 pimentão amarelo, sem o miolo, cortado em rodelas finas

4 ovos cozidos e cortados em rodelas finas

700 mililitros de azeite de oliva extravirgem

Pimenta do reino a gosto

Azeitonas pretas para decorar

Salsinha cortada bem miúda, para decorar

 

Modo de Preparo

1) Em uma panela suficientemente grande, acomode os lombos de bacalhau e acrescente água filtrada, aproximadamente até as postas serem cobertas pelo meio, deixando-as cozinhar por cerca de 20 a 30 minutos. É importante verificar com frequência se a água não está completamente seca, evitando, assim, que o bacalhau grude no fundo da panela.

2) Caso seja necessário, vá acrescentando água até o bacalhau cozinhar. O tempo de cozimento dependerá da altura da posta do peixe. Para saber o ponto exato em que o fogo deve ser desligado, é só espetar um garfo nas postas e verificar se o peixe está cozido, mas sem desmanchar. As postas devem ficar inteiras e pré-cozidas, pois o bacalhau será posteriormente levado ao forno, onde atingirá seu cozimento ideal.

3) Cozinhe também as batatas cortadas em rodelas finas, até ficarem al dente.

4) Em outra panela, despeje um pouco de azeite de oliva e frite as cebolas e os pimentões, até que fiquem dourados, temperando a mistura com pimenta-do-reino a gosto.

5) A importância de pré-cozinhar as batatas e fritar as cebolas e pimentões é para evitar que no forno acumulem água. Nunca devem ser utilizados crus.

6) Feito isso, separe uma refratária oval e alta onde será montada a bacalhoada da seguinte forma: cubra por completo o fundo da travessa com as batatas cozidas, formando uma “cama” para acomodar o bacalhau, regando-as com azeite de oliva.

7) Acrescente metade da cebola e pimentões fritos.

8) Suavemente transporte as postas cozidas da panela para a refratária, com cuidado, para que não despedacem.

9) Acrescente o restante das cebolas e pimentões fritos regando tudo com azeite de oliva.

10) Delicadamente monte a última camada, acrescendo os ovos cozidos e as azeitonas pretas, abusando do azeite de oliva até que o fundo complete a metade da altura da travessa.

11) Leve a refratária ao forno preaquecido por aproximadamente 40 minutos. Dependendo da intensidade da chama, há fornos em que o tempo será menor.

12) O importante é que se verifique que o azeite está fervendo e, consequentemente, todos os ingredientes da receita, que terão seu sabor definidos ali, razão pela qual deve-se deixar a travessa no forno até que o azeite esteja fervendo bem.

13) Assim que retirar a receita do forno, salpique a salsinha e sirva em seguida.

 

Veja mais receitas : 👉Peixes e Frutos do Mar

Gostou da receita? Acompanhe-nos no Facebook e no Grupo WhatsApp para mais receitas diárias de todos os tipos. É Tudo Gostoso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Picture of Mary Rodrigues

Mary Rodrigues

Olá! Eu sou a Mary, apaixonada por culinária e formada em pedagogia. Nasci em São Vicente, no litoral de São Paulo, e tenho dedicado minha vida à produção de conteúdo gastronômico para as redes sociais. Sou a mente por trás do Descomplicando Receitas, onde compartilho não apenas receitas práticas, mas também dicas de viagem e recomendações de lugares para comer e beber. Com muito amor e bom humor, meu objetivo é tornar a culinária mais acessível e divertida para todos.