Como fazer quentão tradicional para celebrar as festas juninas.
O quentão de cachaça é perfeito para esquentar nos dias frios e bem tradicional nas festas junina do nosso Brasil. Toda festa junina vem acompanhada de comidas e de bebidas clássicas: uma delas é o quentão.
Feito com especiarias que deixa com um gosto e sabor irresistível, não fique de fora, bora aprender.
Ingredientes para Quentão Tradicional
- 270 g de açúcar (1 xícara e 1/2);
- 600 ml de água (2 xícaras e 1/2);
- 2 unidades de limão tahiti (cortados em rodelas);
- Casca de 2 laranjas;
- Gengibre cortado em lascas (2 colheres de sopa);
- 12 unidades de cravos da índia;
- 3 unidades de canelas em pau;
- 2 unidades de Anis estrelado;
- 480 ml de cachaça (2 xícaras);
Modo de Preparo
- Coloque o açúcar em uma panela em fogo baixo mexendo até que derreta
- Acrescente a água aos poucos para dissolver os torrões de açúcar
- Junte os outros ingredientes exceto a cachaça e deixe ferver em fogo alto por 2 minutos
- Reduza o fogo e deixe em fogo baixo por 15 minutos
- Acrescente a cachaça e mantenha o fogo aceso até esquentar, cerca de 2 minutos
- Coe antes de colocar na chaleira ou sirva com concha.
Dica do chef:
Quentão Evangélico: Você vai precisar de 2 litros de água, 2 litros de suco de uva concentrado, 10 cravinhos, 5 paus de canela, cascas de 3 laranjas, cascas de 3 limões, 500g de gengibre picado, 1 kg de açúcar. O modo de preparo é o mesmo e o tempo de cozimento também. Aí é só servir quentinho!
Quentão de vinho: Você vai precisar de 2 litros de vinho tinto suave, 200 ml de água, copo de cachaça, 10 cravinhos, 2 paus de canela, gengibre picado, 1 copo e meio de açúcar. O modo de preparo é: Coloque o açúcar, a canela, o gengibre e os cravinhos no fogo em uma panela, Depois que o açúcar derreter, adicione o vinho, a água e a cachaça, deixe cozinhar por mais 10 minutos, Desligue e coe, Sirva ainda quente.
Segundo o Wikipédia: Quentão é uma bebida quente tradicionalmente servida durante as quermesses e festas juninas no Brasil. Pode ser preparada com vinho tinto ou cachaça e está relacionada às noites frias do período em que ocorrem estas festas. Segundo o folclorista Amadeu Amaral, em O dialeto caipira, é uma palavra de origem caipira.
Nas regiões sudeste e nordeste do Brasil o quentão é feito com cachaça ao invés do vinho, devido às grandes produções canavieiras dessas regiões e maior dificuldade de acesso ao vinho, largamente produzido no sul brasileiro, assim como o frio mais ameno durante o inverno, o que estimulava a mudança do quentão de vinho da região sul, onde se evaporava o álcool da bebida para ser consumido também por crianças e todas pessoas durante o rigoroso inverno, para uma bebida de consumo adulto durante a comemoração das festas juninas. Na região norte do Brasil é cada vez mais frequente no Natal.
Outra bebida popular, típica também da comida caipira e quase uma variação do quentão é o chamado vinho quente nas regiões Sudeste e principalmente interior de São Paulo.
✅ Gostou da receita? Acompanhe-nos no Facebook e no Grupo WhatsApp para mais receitas diárias de todos os tipos. Aqui descompicamos suas receitas!