Como Fazer Caldo Cabeça de Galo: O Sabor do Nordeste na Sua Mesa
Oi, pessoal! Hoje vou ensinar uma receita super tradicional, direto do coração do Nordeste: o caldo cabeça de galo! Esse prato é ideal pra esquentar as noites frias ou dar aquele sabor especial pra qualquer momento do dia. Então, prepara o caderno e anota tudo, porque essa receita é cheia de truques e aquele gostinho caseiro que todo mundo ama!
Ingredientes🧄
- 500 ml de água
- 1 xícara de farinha de mandioca
- 4 ovos
- 1 colher de sopa de óleo ou azeite
- 1 cebola média bem picadinha
- 2 dentes de alho picados
- 2 tomates maduros picados, sem pele e sementes
- 1 pimentão pequeno picado (opcional)
- 1/2 xícara de cheiro-verde (salsinha e cebolinha)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1/2 xícara de leite (opcional, pra deixar o caldo mais cremoso)
Utensílios
- Panela média
- Colher de pau ou de silicone
- Tigela para bater os ovos
- Faca e tábua de corte
Modo de Preparo
Olha só, pessoal, o caldo cabeça de galo é super simples de fazer! Não tem muito segredo, mas precisa de um pouquinho de carinho nos detalhes, beleza?
1. Preparando a Base
Comece esquentando o óleo ou azeite na panela. Coloque a cebola e o alho picadinhos e deixa eles dourarem um pouco. Esse passo é essencial, então não pula, viu? Quando sentir aquele cheirinho maravilhoso da cebola e do alho fritando, é hora de seguir em frente!
2. Adicionando os Ingredientes
Com a base pronta, coloque o tomate e o pimentão (se for usar) e refogue bem. Vai mexendo pra eles soltarem os sabores, o tomate vai começar a desmanchar e dar uma cor linda pro nosso caldo!
3. Hora dos Ovos
Em uma tigela à parte, bata os ovos com um pouquinho de sal, como se fosse fazer um omelete. Depois, joga esses ovos batidos direto na panela e mexe bem, pra eles cozinharem e misturarem ao caldo. Vai ficar com pedaços de ovo que são a cara do caldo cabeça de galo!
4. Incorporando a Farinha
Agora, o segredinho: a farinha de mandioca. Vai colocando aos poucos e mexendo sempre pra não empelotar. Esse passo é o que vai dar corpo ao caldo, então atenção! Depois que a farinha estiver bem misturada, adicione a água aos poucos e continue mexendo pra chegar na consistência que você quer.
Dica extra: Quer um caldo mais cremoso? Então adiciona a meia xícara de leite nesse momento, fica ainda mais gostoso!
5. Finalizando
Quando o caldo estiver com aquela consistência bonita, cremosa, é hora de ajustar o sal e a pimenta-do-reino. Coloca também o cheiro-verde picadinho, que vai dar um toque de frescor e cor ao prato. Deixe ferver por mais uns 2 minutinhos e pronto!
Sugestões de Acompanhamento
Esse caldo combina com uma fatia de pão caseiro, umas torradinhas ou até arroz branco, se quiser fazer uma refeição mais completa. E se você gosta de pimenta, uma gotinha de molho na hora de servir faz toda a diferença!
Espero que tenha gostado da receita! Se fizer, conta aqui nos comentários como ficou e compartilha com a galera que também curte uma comidinha cheia de sabor nordestino. Aproveite seu caldo cabeça de galo quentinho e até a próxima!
Acompanhe-nos no Facebook e no Grupo WhatsApp para mais receitas diárias de todos os tipos. Aqui descomplicamos suas receitas!